terça-feira, 22 de setembro de 2009
Alimentos Contaminados Serão Recolhidos
Fonte: www.goiania.go.gov.br , em 21 de setembro de2009.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Medicamentos falsificados são contrabandeados da Colômbia
Criminosos agora estão fazendo contrabando de remédios falsificados. O crime é um risco para a saúde de milhões de brasileiros. As imagens da Interpol mostram fábricas clandestinas de medicamentos na capital da Colômbia e em outras três cidades daquele país, que estão localizadas perto da fronteira com o Brasil.
As condições de preparo impressionam. As máquinas são rudimentares e o local apresenta péssimas condições de higiene. Como matéria prima, os criminosos usam principalmente farinha e bicarbonato de sódio. Dessa maneira são feitos comprimidos e ampolas. São falsificações de marcas famosas e de remédios de uso contínuo Parte da produção acabava enganando pacientes brasileiros.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só nos primeiros três meses de 2009 foram apreendidas 170 toneladas de medicamentos falsificados, contrabandeados ou de uso proibido no Brasil. Para tentar evitar falsificações, o consumidor deve sempre exigir nota fiscal. Também deve checar se a caixa está lacrada e o selo de qualidade que só aparece depois que a marca de segurança é raspada. “Nós temos visto nas ações policiais que nas farmácias onde os farmacêuticos estão presentes o índice de falsificação e de venda de produto irregular é menor do que nas outras farmácias”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil Acesso em 30/08/2009
Projeto de Educação na Escola
Considerando as escolas e as vigilâncias sanitárias como parceiras, os projetos educacionais são desenvolvidos com foco na capacitação de profissionais de educação e de saúde sobre o uso adequado de medicamentos e a influência da publicidade no consumo desses produtos.
Nos dias 29 e 30 de junho de 2009, os professores da Escola Mun. Profª. Amélia Fernandes Martins, Goiânia-GO, juntamente com mais três escolas da Rede Municipal de Goiânia e vigilância sanitária participaram do encontro de formação do Educanvisa em Brasília, participaram também alguns professores da rede pública de ensino dos estados de Espírito Santo (Vila Velha, Aracruz, Itapemerim, Colatina) e Acre (Rio Branco)